Os exames laboratoriais podem ser utilizados para diversas finalidades. Eles fornecem resultados que devem ser interpretados juntamente com os problemas identificados na avaliação clínica do paciente.

É comum para muitas pessoas a realização de exames laboratoriais sejam para rotina ou necessidade diagnóstica. Tais exames são realizados e a dosagem dos resultados podem não condizer com a realidade devido à interferência de medicamentos utilizados todos os dias.  Conheça alguns medicamentos que podem interferir no resultado dos exames.

A Aspirina é o nome popular do ácido acetilsalicílico. Ela está presente em muitos analgésicos e antitérmicos, tais como AAS, Buferin, Doril, Melhoral, Aspirina Forte, Cibalena, Doloxene-A e Aspirina C. Mas também em antiácidos (Alka-Seltzer e Engov), onde está associada a outras substâncias farmacológicas. Por isso guarde bem: todos os remédios com ácido acetilsalicílico interferem nos exames de coagulação do sangue. Em altas doses, podem diminuir os valores totais de tiroxina ou T4 - um dos hormônios da tiróide. Ela também interfere no Hemograma.

  • A Novalgina é o nome popular da dipirona - pode fazer com que o resultado da creatinina, dependendo do método utilizado, resulte um valor mais baixo do que o real. Por isso, ao fazer esse exame, que avalia se os rins estão funcionando bem, o ideal é evitar o medicamento nos três dias anteriores. Ela também interfere no Hemograma.
  • A vitamina C eleva a concentração de creatinina, glicemia e colesterol. Já a vitamina E interfere nos testes de agregação plaquetária.
  • Anticoncepcionais orais provocam a elevação da amilase, transaminases, fosfatase alcalina, colesterol e triglicérides e também podem provocar a diminuição da albumina.

Por isto é importante estar atento a estes medicamentos. Mas, em cada paciente,  exame e  situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o maior grau de confiabilidade dos resultados. Finalmente, na dúvida, sempre consulte o seu laboratório de confiança.

Copyright © 2017 Multimagem Diagnósticos. Todos os direitos reservados.
Dsenvolvimeto: PortalQuest