A diferença é a região do corpo que cada uma afeta. Tudo o que termina em 'ite' significa uma inflamação, e o resto do nome indica o local atingido. Todas essas doenças são causadas por um agente físico, da poluição ao pólen das flores. Quando o tal agente estranho entra em contato com alguma mucosa (pele que reveste partes internas do corpo), o organismo aciona mecanismos de defesa que podem resultar em uma inflamação, e aí se configura a doença. A asma é um pouco diferente. O nome vem de asthma, palavra em grego que significa sufocação, e é uma predisposição do organismo de certas pessoas a reagir ao elemento irritante de uma forma bem mais grave.

RINITE

Região atingida: Mucosas que revestem as cavidades do crânio. Inflamada, a mucosa incha, o nariz entope e produz coriza

Tratamento: Uma boa assoada já expele o agente invasor. Se o problema persistir, pode ser necessário usar descongestionantes e antiinflamatórios

Curiosidade: Os ácaros, parentes microscópicos das aranhas que vivem em locais quentes das casas, são vilões da rinite

SINUSITE

Região atingida: Seios faciais (buracos ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos). Inflamadas, essas cavidades acumulam secreções, entopem e dão dor de cabeça, febre e coriza espessa

Tratamento: Descongestionantes e antiinflamatórios. Nos casos mais graves, antibióticos são necessários

Curiosidade: O agente não sai com uma assoada, e, por isso, pode causar uma inflamação maior ou cair no sangue e se espalhar

BRONQUITE

Região atingida: Brônquios (tubos que conduzem o ar da traquéia até os alvéolos). Ficam contraídos e cheios de secreção

Tratamento: Antiinflamatórios e broncodilatadores, que abrem os brônquios e melhoram o fluxo de ar. Xaropes expectorantes ajudam

Curiosidade: Mais de 90% dos casos de bronquite crônica estão relacionados ao tabagismo. Os fumantes com a doença tossem o tempo todo

ASMA

Região atingida: Brônquios, que, contraídos, dificultam a passagem do ar

Tratamento: Usam-se broncodilatadores (que podem vir na forma das famosas bombinhas) e antiinflamatórios

Curiosidade: O gatilho é sempre algo físico, como a poeira

Copyright © 2017 Multimagem Diagnósticos. Todos os direitos reservados.
Dsenvolvimeto: PortalQuest