Benefícios da ultrassonografia

A ultrassonografia é um exame que utiliza ondas de som em alta frequência para formar imagens. O aparelho de ultrassom emite as ondas e o computador traduz os ecos (os sons que são recebidos de volta) em imagem de vídeo.

Na gestação, a ultrassonografia é utilizada para formar imagens do bebê, da placenta, do útero e de outros órgãos. Por ser em tempo real, é possível ver também a movimentação fetal.

Hoje, a ultrassonografia ocupa uma posição sólida na atenção pré-natal. Com esse exame, o profissional de saúde tem acesso a informações importantes sobre a evolução da gestação e saúde do bebê. O aperfeiçoamento da resolução e da qualidade dos equipamentos de ultrassonografia permite que cada vez mais diagnósticos sejam feitos com a ajuda desse exame de imagem.

É importante saber também que nenhum diagnóstico pode ser feito utilizando somente a ultrassonografia. Todas as suspeitas levantadas através desse exame devem ser confirmadas utilizando outros métodos diagnósticos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a realização de três exames ultrassonográficos durante a gestação:

 

- Primeiro trimestre: entre 10 e 14 semanas: Para a avaliação da Viabilidade, Idade Gestacional, Determinação da corionicidade em gemelar e a medida da Transnucencia Nucal (TN).

 

- Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas: Avaliação da morfologia fetal, realização de biometria fetal e avaliação do crescimento fetal quando a gestante dispor de exame anterior (aquele do primeiro trimestre), além da avaliação do fluxo sanguíneo do cordão umbilical e da placenta e avaliação do líquido amniótico.

 

-Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas: Avaliação do crescimento fetal, vitalidade, líquido amniótico e fluxo uteroplacentário.

Copyright © 2017 Multimagem Diagnósticos. Todos os direitos reservados.
Dsenvolvimeto: PortalQuest