Uma trombose venosa profunda (TVP) é um coágulo sanguíneo que costuma se formar nas veias profundas da parte inferior da perna ou do braço e que pode bloquear o retorno venoso. Uma TVP pode causar dor ou inchaço nas pernas, mas também pode não apresentar sintomas. O Ultrassom com Doppler é uma técnica utilizada para avaliar o fluxo de sangue pelas artérias e vasos sanguíneos, geralmente das extremidades do corpo.

É uma patologia mais frequente em pessoas portadoras de certas condições predisponentes - uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal, tabagismo, presença de varizes, pacientes com insuficiência cardíaca, tumores malignos, obesidade ou a história prévia de trombose venosa.

Sintomas de TVP

Dor na perna e rigidez da panturrilha. A dor na panturrilha pode causar dificuldade para andar. Também podem ser observados sensação de calor e um aspecto ligeiramente azulado ou avermelhado da pele. Inchaço agudo da panturrilha ou da perna toda (na maioria dos casos unilateral).

No entanto, cerca de 50% de todos os casos de TVP não possuem sintomas reconhecidos.

Diagnóstico

Quando ocorrerem os sintomas descritos, você deve procurar um médico rapidamente a fim de confirmar ou descartar o diagnóstico, que pode ser feito com um simples exame de ultrassom, que é indolor e não tem risco. Um exame de sangue específico pode ser realizado para medir o “D-dímero”, que sinaliza coagulação recente. O diagnóstico e o tratamento precoces reduzem muito o risco de graves complicações.

Copyright © 2017 Multimagem Diagnósticos. Todos os direitos reservados.
Dsenvolvimeto: PortalQuest