A tomografia computadorizada MULTISLICE, também chamada de multi-detectores, apresenta vários benefícios na avaliação do sistema músculo-esquelético em relação à tomografia convencional (helicoidal), devido a sua melhor resolução espacial, redução dos artefatos (ruídos), otimização do meio de contraste e aumento na cobertura de longos segmentos anatômicos, aumentando de maneira significativa a acurácia diagnóstica do método.

A utilização de uma menor espessura de corte determina uma melhor resolução espacial, possibilitando assim maiores detalhes anatômicos, além de reconstruções multiplanares isométricas (cortes nos planos sagital, coronal e oblíquo) e 3D, sem distorção da imagem. O tomógrafo AQUILION 16 possibilita cortes de 0,5 mm de espessura (menor do mercado), permitindo o estudo de pequenas estruturas anatômicas, como o punho.

O aumento do número dos detectores (16 canais) possibilita uma redução significativa do tempo do exame, o que diminui os artefatos de movimento e respiração, como por exemplo, nos exames de arcos costais e da caixa torácica, além de uma melhor satisfação e aceitação por parte do paciente, sendo útil também na propedêutica dos pacientes pediátricos. Há também redução dos artefatos metálicos, permitindo uma avaliação adequada nos pacientes portadores de material de osteossíntese, tanto no esqueleto periférico, quanto no axial (artrodese de coluna), além da avaliação de endopróteses e próteses convencionais. Pode-se ainda realizar exames em pacientes com aparelho gessado.

A otimização do uso do meio de contraste possibilita a avaliação de vasos centrais e periféricos (ANGIO TC), que apresenta acurácia diagnóstica semelhante à angiografia digital, além da redução da dose do contraste endovenoso.

Outra grande indicação é o exame de ARTRO-TOMOGRAFIA que nos estudos recentes demonstrou ser um método tão adequado na avaliação de patologias intra-articulares, quanto a Artro-Ressonância, principalmente na avaliação da espessura, contornos e destacamento da cartilagem articular. Portanto, concluímos que a tomografia computadorizada MULTISLICE é uma grande ferramenta no estudo das diversas patologias do sistema músculo-esquelético.

Dr. Cristiano Montandon
Médico Radiologista responsável pela área de Músculo-Esquelético da MULTIMAGEM Diagnósticos.
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia

Referências:
Rydberg et al. Multisection CT: Scanning Techniques and Clinical applications. Radiographics 2000; 20:1787-1806.
Ohashi et al. Orthopedic Hardware Complications Diagnosed with Multi-Detector Row CT. Radiology 2005; 237:570-577.

 

Copyright © 2017 Multimagem Diagnósticos. Todos os direitos reservados.
Dsenvolvimeto: PortalQuest